CINE SOCIAIS - BLACK MIRROR

Na primeira edição do Cine-Sociais os estudantes assistiram e debateram sobre mediação do Prof. Ms Glauco Araujo o episodio Nosedive da serie produzida pela Netflix Black Mirror. Na oportunidade estiveram presentes alunos dos cursos de Ciências Sociais, Historia e Pedagogia que enriqueceram o debate trazendo percepções das demais áreas. Uma noite no qual se foi desnaturalizado e estranhado o uso da tecnologia e suas relações na nossa vida cotidiana.
Sobre o episodio e as Ciências Sociais: Nosedive (Queda Livre em português) de Black Mirror retrata um universo onde as pessoas se avaliam através de notas, as quais se encontram disponíveis numa espécie de rede social. Essas notas são usadas como parâmetro social, ou seja, muitas pessoas pautam seus relacionamentos, com quem interagir na rua, exclusivamente pela avaliação do indivíduo nesse sistema de notas. Por esse motivo a protagonista Lacie, interpretada por Bryce Dallas Howard, começa uma trajetória para buscar atingir 4,5. Essa é a premissa básica do episódio, e partindo dela podemos encontrar pontos que dialogam com as Ciências Sociais como capital social, capital cultural e econômico, classes sociais e papeis sociais.
Para o próximo encontro do Cine – Sociais o filme exibido será ‘’ A aposta ‘’ no dia 09/05  como convidado para mediar o debate o Prof. Dr Gustavo Giora!
Participem!



Comentários

Postagens mais visitadas